terça-feira, 18 de maio de 2010

Factores Bióticos - Relações Intra-Específicas

Os seres vivos da mesma espécie podem desenvolver relações de cooperação, competição ou canibalismo.

Cooperação
Os indivíduos da mesma espécie podem organizar-se de modo a trabalharem em cooperação para obterem alimento ou para defesa do território, por exemplo. São os casos das sociedades de formigas, das sociedades de abelhas ou das alcateias. Neste último caso, os lobos estabelecem relações hierárquicas em que cada um dos indivíduos ocupa uma posição específica. Desta forma, todos agem em prol do grupo, caçando, defendendo o território ou assegurando as condições de reprodução. Nas relações de cooperação, todos os organismos beneficiam (+,+).

Competição
Sempre que dois seres vivos partilham o mesmo espaço, o mesmo tipo de alimento ou outro tipo de recursos podem vir a competir. É o que acontece, por exemplo, quando os machos travam lutas durante a época de acasalamento. É o caso dos leões, que se agridem mutuamente pela posse de uma fêmea com quem se possam reproduzir e, desta forma, assegurar a sua descendência.

Também as plantas da mesma espécie podem competir devido à escassez dos nutrientes no solo onde vivem ou devido à falta de luz, por exemplo, o que condiciona o desenvolvimento e a distribuição dos indivíduos.

Na competição intra-específica considera-se que os indivíduos presentes na relação são ambos prejudicados (-,-), uma vez que caso não tivessem de competir, não sofreriam qualquer tipo de danos corporais nem gastariam energia.

Canibalismo
Em situações de competição extrema entre indivíduos da mesma espécie, quando por exemplo a escassez de alimento é limitante, podem ocorrer situações de canibalismo, em que há indivíduos mortos e comidos por outros da mesma espécie (+,-).

Os animais também podem cometer actos de canibalismo para assegurar a supremacia reprodutiva, eliminando os rivais. É o caso do canibalismo intra-uterino em que um embrião come os ovos não fertilizados ou, embora menos comum, em que o embrião dominante come os irmãos dentro do mesmo útero. Estas situações podem ocorrer, por exemplo, com o tubarão-touro.

Sem comentários:

Enviar um comentário